Douradoquara está Participando da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Estão previstas mais de 1.000 ações distribuídas em todos os municípios mineiros na 10ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG).
Mais uma vez o município de DOURADOQUARA/MG, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo integra a programação de 2025, desenvolvendo uma ação de relevância que propõe a produção de um documentário voltado ao mapeamento cultural e toponímico das zonas rurais de Douradoquara-MG (Confins, Serra Negra, Morro Alto, Campo Alegre e Ferragem).
Serão realizadas entrevistas com moradores antigos, utilizando metodologia etnográfica para registrar, analisar e sistematizar os topônimos históricos atribuídos a fazendas, localidades, espaços sagrados e pontos de referência geográfica.
O projeto investigará a origem etimológica e historiográfica desses nomes, bem como do próprio termo “Douradoquara”, compreendendo-os como patrimônio cultural e indenitário.
A iniciativa dialoga diretamente com o tema da 10ª Jornada – Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico, ao articular memória oral, narrativas sociais e práticas culturais, superando a separação entre patrimônio natural e cultural, material e imaterial.
O registro audiovisual terá caráter educativo e será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (YouTube, Instagram e Facebook), assegurando ampla difusão e salvaguarda do patrimônio imaterial local.
A participação de Douradoquara/MG na 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais reforçou o compromisso da Administração Municipal com a preservação do patrimônio cultural e o fortalecimento da identidade histórica da cidade e da região.
Confira as ações na 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, e participe!