Douradoquara está Participando da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais - 2025

Estão previstas mais de 1.000 ações distribuídas em todos os municípios mineiros na 10ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG).

Mais uma vez o município de DOURADOQUARA/MG, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo integra a programação de 2025, desenvolvendo uma ação de relevância que propõe a produção de um documentário voltado ao mapeamento cultural e toponímico das zonas rurais de Douradoquara-MG (Confins, Serra Negra, Morro Alto, Campo Alegre e Ferragem).

Serão realizadas entrevistas com moradores antigos, utilizando metodologia etnográfica para registrar, analisar e sistematizar os topônimos históricos atribuídos a fazendas, localidades, espaços sagrados e pontos de referência geográfica.

O projeto investigará a origem etimológica e historiográfica desses nomes, bem como do próprio termo “Douradoquara”, compreendendo-os como patrimônio cultural e indenitário.

A iniciativa dialoga diretamente com o tema da 10ª Jornada – Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico, ao articular memória oral, narrativas sociais e práticas culturais, superando a separação entre patrimônio natural e cultural, material e imaterial.

O registro audiovisual terá caráter educativo e será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (YouTube, Instagram e Facebook), assegurando ampla difusão e salvaguarda do patrimônio imaterial local. 

A participação de Douradoquara/MG na 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais reforçou o compromisso da Administração Municipal com a preservação do patrimônio cultural e o fortalecimento da identidade histórica da cidade e da região.

Confira as ações na 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, e participe!

 

https://www.iepha.mg.gov.br/images/2025/2025/10_Jornada_Patrimonio_Cultural/Guia_Programacao_Completo_2025.pdf

 

 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

 

Documentários:

“Lugares que falam da Historia e Memorias da Identidade de Douradoquara-MG”  Data: 08 à 19 de setembro de 2025

 

 

  Campo Alegre - Zona Rural - Região denominada Campo Alegre situada ao leste da sede do Município de Douradoquara/MG

 

  Ferragem - Zona Rural - Região denominada Ferragem situada ao leste da sede do Município de Douradoquara/MG. Nome que faz referência ao Córrego da Ferragem

 Morro Alto - Zona Rural - Região denominada Morro Alto situada ao sul da sede do Município de Douradoquara/MG

 Serra Negra - Zona Rural - Região denominada Serra Negra situada a oeste da sede do município de Douradoquara/MG próximo ao Rio Paranaíba na divisa do Estado de Goiás

Confins - Zona Rural - Região denominada Confins situada a oeste da sede do município de Douradoquara/MG

Município de Douradoquara/Zona Urbana - Minas Gerais

Realização:

 

Prefeitura Municipal de Douradoquara

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Douradoquara

DIPAC - Divisão de Patrimônio Cultural

  9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

2023

 

 

Caminho de Tradição e Fé Ação da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, Caminhos Gerais Itinerário e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro, realizada no dia 17 de setembro de 2023, ação organizada e executada pela Secretaria de Cultura e Turismo - Douradoquara/MG em parceria com a Paroquia Santa Cruz e Nossa Senhora de Fátima. Um evento solene onde reuniu tradição cultural, belezas naturais, devoção e fé, em um trajeto exuberante, com saída da Igreja Matriz de Santa Cruz e Nossa Senhora de Fátima sito à Praça Jose Cardoso Naves, zona urbana de Douradoquara, passando pela Serra Mandioca, zona rural de nosso município com destino final o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Abadia dos Dourados.