História
Segundo moradores mais antigos, lá pelo ano de 1896, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências. Não há noticias de que havia indios na região, com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus sairam de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra. Depois de muito sacrifício conseguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar de poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva. Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiro também sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para cá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiro desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.
Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora. A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município. Houve uma reserva de terras devolutas para construção do patrimônio, iniciativa tomada pelo Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, mais ou menos em 1902, logo após foi criado uma capela, o cemitério e edificadas um pequeno número de casas. Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Boqueirão. Boqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso. Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável. Douradoquarense, é o gentílico dos nascidos em Douradoquara. O Distrito foi criado pela Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923. A Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, criou o Município Sede, tornando independente do Município de Monte Carmelo. A instalação do município se deu em 01/03/1963
Fonte
Arquivo da Prefeitura Municipal, Escola Estadual Antônio Davi Ramos. Entrevista com: Dionísia Teixeira Borges e Adolfo José Davi moradores da cidade de Douradoquara.
Beleza Natural
Se você é um amante de viagens, sabe que há poucas coisas mais emocionantes do que explorar um novo lugar.
E para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de explorar as maravilhas de Minas Gerais, bem, você está prestes a descobrir o que está perdendo.
DOURADOQUARA é repleto de belezas naturais, cultura e pessoas acolhedoras.
Dos picos das montanhas, das belas cachoeiras, do lago da emborcação, o nosso Município tem muito a oferecer aos viajantes mais aventureiros.
Então, se você está procurando por um destino de férias incrível, aqui estão alguns dos lugares mais surpreendentes que você precisa visitar, aqui mesmo, em Douradoquara!
O BOM DE SER DE MINAS É SER DE DOURADOQUARA!